Quem Somos?

Daniela Fernandes - Psicóloga

Sou formada em Psicologia, com mestrado na área de Intervenção Psicológica, Educação e Desenvolvimento Humano pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, desde 2011. Com vários anos de experiência em contexto escolar, abraço este sonho de ter um espaço onde quem nos procura se sente acolhido e respeitado, tendo a oportunidade de se conhecer e dar passos positivos no seu caminho.

 

Acredito muito nas pessoas e no seu imenso potencial. Sei que todos nós temos talentos, mas precisamos de um contexto que acredite em nós, que seja promotor do nosso desenvolvimento saudável e que nos garanta a segurança para arriscarmos descobri-los. Assim, dedico-me a projetos de orientação vocacional, a intervenções facilitadoras do desenho de projetos de vida e à adolescência no seu todo.

 

Outra paixão minha é a música! Sempre pertenci a coros e dinamizo um coro há 12 anos num contexto escolar, sendo impossível negar os seus inúmeros efeitos positivos nas crianças e jovens que por lá passam. Eu não vivo sem música e tenho compreendido cada vez mais a ferramenta que esta pode ser na promoção de competências pessoais fundamentais como o autoconhecimento, a autoconfiança, a comunicação, e também da nossa Alegria! Desta forma, nasce o Coro+, um espaço de oportunidades para crescer de uma forma leve e divertida.

Carla Vidal – Psicóloga

Sou licenciada em Psicologia com mestrado integrado em psicologia clínica e da saúde, porém foi na educação que encontrei a minha verdadeira vocação. Poder contribuir para o enriquecimento e crescimento pessoal dos nossos cidadãos do amanhã é um desafio que me completa todos os dias. Para além do desenvolvimento de competências sociais e emocionais de crianças e jovens, tenho desenvolvido intervenção psicopedagógica com foco nas Perturbações de Aprendizagem, principalmente no 1º ciclo do Ensino básico.

 

Complementei, em 2021 a minha formação académica com uma Especialização Avançada em Psicoterapia e Psicopatologia da Criança e do Adolescente e procuro continuamente novas abordagens e formações para poder desenvolver o meu trabalho com o maior rigor e profissionalismo. É com alegria e gratidão que integro este projeto. Nasce uma nova oportunidade de chegar a miúdos e graúdos que queiram potenciar o seu bem-estar e crescer saudavelmente. O nosso objetivo será sempre partilhar ferramentas ajustadas e adequadas que permitam a cada um desenvolver o seu caminho com leveza e segurança.

Teresa Mansilha – Psicóloga

Sou uma pessoa de pessoas!

 

Sou de desafios, realizações e projetos sem fim. Gosto de sorrir, fazer a diferença e dar sentido a tudo o que faço. 

 

O Escutismo foi a minha casa e escola durante mais de 20 anos. Ajudar os outros a descobrirem-se é a minha missão. 

 

A Psicologia ganha sentido no ensino secundário, mas é já na faculdade que descubro a paixão pelo mundo da educação.

 

Termino o Mestrado em Psicologia da Educação em 2009 e trabalho em contexto escolar há mais de 12 anos. 

 

A promoção de competências socio-emocionais é algo que considero fundamental e, em 2023 criei, juntamente com uma professora de 1.º ciclo, uma disciplina: Oficina das Emoções, que contribui para a literacia emocional de crianças do 1.º ao 4.º ano. Para isso, frequentei o Curso Avançado de Inteligência Emocional para Crianças e Adolescentes.

 

Nos últimos anos, o desenvolvimento pessoal, a parentalidade e a inteligência emocional ganharam um destaque especial no meu estudo e reflexão. Acredito que todos estamos em busca de uma vida feliz e mais plena, mas que nem sempre sabemos por onde e como ir. 

Fascina-me ajudar pais, profissionais e crianças a darem mais sentido ao seu caminhar e encontrarem estratégias e ferramentas para uma vida mais plena e consciente.

Ana Cabral – Psicóloga

Desde que me recordo sempre me interessei por compreender o mundo e as pessoas. Talvez, por isso, a escolha da Psicologia tenha sido tão clara para mim.

 

Em 2007 conclui a licenciatura Pré-Bolonha em Psicologia com especialização em Psicologia Escolar e da Educação pela Universidade do Minho. A par desta área, a Psicologia Clínica e da Justiça continuaram a ser um foco de interesse, pelo que sempre procurei investir na minha formação em áreas diversas.

 

Integrei o Serviço de Psicologia do Colégio Nossa Senhora da Paz, no Porto, em 2007, onde trabalho atualmente com crianças e adolescentes. A proximidade às famílias e professores, permitiram-me aprendizagem e reflexão constantes.

 

Foi também no contexto da família, com a experiência de ser mãe de três crianças tão diferentes, que fui “beber” muito do entendimento do Ser Humano, em particular das crianças e das inquietações da parentalidade. Talvez, por isso, a empatia seja para mim uma dimensão fundamental do relacionamento interpessoal.

 

Porque acredito que as histórias infantis são um veículo para entrar no mundo das crianças e jovens, a escrita foi-se tornando para mim uma forma de realização pessoal e profissional.

Fale connosco

No ESPAÇO + encontrará o seu espaço.